Programa social realizado em Ponta Grossa pela Copel recebe reconhecimento nacional

A Copel recebeu nesta quarta-feira (26), em São Paulo, o troféu Benchmarking Brasil pela execução do Programa Cultivar Energia, que permite a criação de hortas comunitárias embaixo de linhas de transmissão de energia.

O prêmio Benchmarking Brasil é promovido pela consultoria Mais Projetos Corporativos e reconhece as melhores práticas das empresas brasileiras que contribuem para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Os cases passam pelo crivo de uma comissão de doze especialistas do Brasil e do Exterior antes de receberem a certificação e entrarem para o Ranking 2019 das Melhores Práticas Socioambientais. O case da Copel ficou em 4º lugar no ranking nacional.

Desenvolvido pela Copel desde 2013, o Cultivar Energia já beneficia 140 famílias que cultivam hortas em faixas de servidão de linhas urbanas em Maringá e em Ponta Grossa e é realizado em parceria com as prefeituras. Nos próximos dias, outras duas hortas serão instaladas em Curitiba, aumentando para 220 o número de famílias envolvidas no projeto.

“O programa proporciona segurança à operação das linhas de transmissão, pois inibe ocupações irregulares para fins de moradia, atividade econômica ou descarte de entulhos. E com essa ocupação social de um espaço visto pela população como ocioso, ainda é possível promover a inclusão, a segurança alimentar e nutricional e a geração de renda”, disse o assistente social da Copel, Rafael Carmona, que coordena a iniciativa.

USO ADEQUADO E SEGURO – Antes de iniciar o cultivo da horta, a Copel limpa e cerca a área e a comunidade recebe todas as orientações sobre as regras para o uso adequado e seguro das faixas de terra que estão sob as linhas de alta tensão. As verduras e legumes orgânicos produzidos servem para consumo próprio e também para venda quando há excedente.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *