Irati comemora aniversário com rodeio e festividades

Irati começa a respirar o calendário festivo do seu aniversário de 112 anos, e algumas atividades alusivas à data maior de 15 de julho, começam já nos próximos dias.

Um dos maiores eventos da programação é o Rodeio Crioulo de Integração que, dentro de 15 dias, tem início no Centro de Eventos Willy Laars. Esta é a 31ª edição do grande encontro tradicionalista gaúcho paranaense, que sediará invernadas artísticas e campeiras nos dias 12, 13 e 14 de julho, além de bailes fandangueiros, show e várias outras atrações.

Complementam o espaço de quase 140 mil metros quadrados de área do CT, parques, praça de alimentação, quiosques com lojas de roupas e acessórios, lembranças, e barracas de bebidas e doces.

A cada ano, o rodeio de Irati reúne maior público, seja dos visitantes da região e do Paraná, ou das inúmeras delegações que vêm ao parque de eventos participar das provas. A estimativa para 2019 é de que o público seja ainda maior que as cerca de 80 mil pessoas que circularam pelo Rodeio Crioulo no ano passado. A realização é da Prefeitura, em conjunto com os CTGs locais Estância Jacumasso, Esteio da Esperança, Fazenda Neumann, Laço Velho, Missioneiro, Picasso Velho, Pousada de Tropeiro, Terra dos Pinheirais e XV de Julho.

Para informações, o contato da Coordenação Campeira é (42) 9 9974 0732, e da Coordenação Artística é (42) 9 9951 3460.

Bailes e show

Para este ano, o Baile de Patrão, na sexta-feira (12), será animado por Chiquito Bordoneio. Serão apenas comercializadas mesas para seis pessoas, ao preço de R$ 300, com possibilidade de adquirir até duas banquetas adicionais. Informações pelo telefone (42) 9 9916 4971.

O show gratuito de sábado (13), será com Paulinho Mocelin e Grupo Coração de Gaiteiro. Esta atração acontecerá no palco principal das invernadas artísticas, e mantém a proposta de oferecer show artístico nativista grátis ao público do rodeio. Também no sábado, dia 13, acontecerá o Baile de Rodeio, com animação do Grupo Talagaço. Todas estas atrações acontecerão no próprio CT.

Dentro da programação do Rodeio de Irati, acontecerá ainda no dia 14 a domingueira, no Park Dance, com o grupo Os Quatro Gaudérios. Informações pelos telefones (42) 3132 0201 e 9 9914 0707.

A promoção será realizada no pavilhão de festas da Igreja Ucraniana de Irati, na Rua Barão do Rio Branco, 99 e, à tarde, o evento passará para o Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon Junior (o Batatão), na Rua da Liberdade. Às 18h está programada a abertura de exposições culturais de artesanato e culinária ucranianas e, simultaneamente, acontecerá oficina de danças. Às 20h iniciam as apresentações culturais.

Slava Ukraini abre programação de aniversário de Irati

O projeto “Slava Ukraíni – Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, abre neste sábado, dia 29, a programação de 112 anos de aniversário de Irati. Reunindo folclore, artesanato, oficinas, palestras, apresentações culturais e gastronomia, o evento será oferecido gratuitamente para a população.

A promoção tem apoio também da Secretaria de Cultura de Irati. Informações pelos telefones (42) 3522 1996, 9 8432 8561 e 3907 3158.

Com informações da Assessoria de Imprensa/Foto: Observatório Social do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *