Comitê gestor discute Residência Técnica em Gestão Ambiental

O comitê gestor do programa de Residência Técnica em Engenharia e Gestão Ambiental se reuniu nesta terça-feira (25), na Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para debater a segunda edição do projeto. Foram tratados assuntos como plano de aplicação, cronograma do programa, processo seletivo e quantidade de vagas.

A primeira edição do programa, que será concluído em 2020, oferta o curso de Especialização em Engenharia e Gestão Ambiental no Setor Público, na modalidade Ensino a Distância (EaD) e é coordenado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Os residentes também desenvolvem atividades práticas supervisionadas pelas autarquias e instituições vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

O curso gratuito é direcionado para engenheiros, arquitetos, biólogos, geógrafos, geólogos, advogados e funcionários públicos estaduais. Os residentes que não integram o quadro de servidores públicos recebem bolsa-auxílio de R$ 1,9 mil. Na primeira edição foram ofertadas 120 vagas, sendo 100 residentes com bolsa e 20 profissionais do setor público.

HABILITAR – Segundo o assessor técnico da Superintendência Décio Sperandio o objetivo do curso é proporcionar uma especialização na Área Ambiental do Serviço Público para profissionais graduados em cursos de nível superior. “A meta do programa é habilitar os profissionais para a atuação técnica e administrativa na área de Gestão Ambiental, contribuindo com a modernização da gestão de serviços públicos”.

RESIDÊNCIA – A Residência Técnica é uma das áreas prioritárias aprovadas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia – CCT Paraná. O Programa de Residência Técnica foi criado por meio da Lei n° 16.020, de 19 de dezembro de 2008.

Já foram concluídas uma turma do curso de Especialização em Projetos e Obras Públicas de Edificações e duas turmas do curso de Especialização em Gestão Pública, com ênfase em Planejamento e Avaliação de Políticas Sociais, Direitos Humanos e Cidadania e Assistência Social (Suas), que integraram o Programa de Residência Técnica.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *